Aonde é que eu já vi este filme?
Nos meus ainda curtos 41 anos de vida, tenho visto muitas coisas no que concerne ao futebol, mas aquilo que tenho visto mais são as alianças entre estes dois.
Existiu em tempos uma coisa nojenta conhecida como Santa Aliança, ou Projecto Roquete, uma ideia absurda de divisão de lutas para aumentar a pressão sobre o Benfica, obrigando-o a gastar dinheiro para melhorar planteis, essa Santa Aliança, que de Santa não tinha nada levou ao último Tetra do porto, e a um Tetra vice campeonato para o sporting, garantindo assim a pré eliminatória da Champions deixando a liga Europa para o Benfica, fonte de menores receitas monetárias e de prémios, com isso esperavam matar o Benfica, afunda-lo em dividas, 10 anos depois o Benfica tem capitais próprios, reduziu o passivo e ainda consegue facturar o dobro dos dois compinchas.
Nas modalidades uns abdicavam de umas em funções de outras mantendo apenas o Andebol como modalidade em comum (ai o Benfica era quase inexistente depois do abandono e a descida para a segunda divisão no reinado de Vale e Azevedo), o sporting ficava assim com o Andebol e o Futsal, o Porto com o Hóquei onde era constantemente campeão (foi deca campeão, nesse período 0 títulos europeus ou mundiais de clubes e de selecção) e ficava também com o Andebol e o Basquetebol.
Dessa forma o Benfica teria de investir e muito em todas as modalidades para competir, fez melhor, investiu de inicio na formação e em alguma experiência, apesar de ser mais recente na modalidade de Futsal é a única equipa portuguesa a ter uma UEFA Futsal Cup, mantêm o Vólei, modalidade esquecida pelos outros dois, mas onde já foi a uma final europeia, no hóquei acabou com a hegemonia do porto, entretanto em clubes e selecções voltou-se a ganhar títulos internacionais, sporting, Benfica, Hóquei de Barcelos taças CERS e Super Taça Europeia, Benfica Taça dos Campeões Europeus já duas vezes e com nova final four no próximo fim de semana, Andebol, onde já foi campeão e finalista o ano passado, indo também a uma final europeia, Basquetebol, onde já ganhou a taça este ano e tendo uma boa participação euopeia.
Para não falar no futebol onde está a 2 pontos de um tão sonhado Tetra Campeonato, com estádios cheios, patrocínios internacionais e nacionais, conseguindo vender a marca Benfica para os 4 cantos do mundo.
Tudo isto para dizer que as alianças destes dois emblemas a única coisa que fizeram foi transformar o Benfica em algo ainda maior do que era, o gigante adormecido acordou, façam lá as vossas alianças de ódio, casem uns com os outros, façam juras de amor eterno, que na próxima época isso acaba.
Durante a noite chegou a circular a informação de que a reunião entre Nuno Saraiva e Francisco J. Marques teria servido para a discussão de questões de segurança relacionadas com o importante jogo de andebol entre dragões e leões, sábado, no Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa, que pode ser decisivo para a atribuição do título nacional da modalidade.
Contactado por A BOLA, o responsável pela comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, escusou-se a fazer qualquer tipo de comentário, não tendo sido também divulgada qualquer explicação por parte de Francisco J. Marques, do lado do FC Porto. Mas a razão prendeu-se mesmo com o reaproximar das duas instituições, que cortaram relações em 2013, no início do primeiro mandato de Bruno de Carvalho, após desentendimento do presidente leonino com Adelino Caldeira, vice dos dragões.
No referido encontro terá participado também o diretor-geral do FC Porto Media, Manuel Tavares, ex-diretor dos jornais O Jogo e Jornal de Notícias.
O nosso jornal tentou obter uma reação do Benfica sobre este tema, mas o clube da Luz declinou, para já, qualquer comentário."
PS: a cena dos directores de comunicação se reunirem em quartos de hotel até nem me soa estranho, uma coisa eu sei, o director de comunicação do sporting como não tem pescoço não deve ser o "garganta funda" desta história!