Contra uns e contra outros
Hoje vou pegar num tema que os supostos jornalistas têm medo de pegar, a forma como se joga contra uma equipa e depois se joga contra outra, isto num campeonato que se quer sério, deixa muito a desejar a falta de motivação de alguns jogadores quando defrontam o porto e depois o excesso de motivação com que enfrentam o Benfica.
Mas deixem-me apenas deixar um ponto prévio, se as equipas portuguesas jogassem todos os jogos como jogam contra o Benfica, teríamos com toda a certeza um dos melhores campeonatos da Europa, e as nossas equipas, mesmo as mais pequenas, estariam muito bem preparadas para quando tivessem de defrontar equipas da velha Europa nas competições da UEFA.
Voltando ao assunto e depois das brilhantes palavras do Ivo Vieira treinador do estoril ao afirmar que os jogadores do estoril não honraram a camisola que vestem o que até já levou à dispensa de um jogador "Abner" que já fez malas e voltou ao seu clube mãe, o Real Madrid B e à abertura de um inquérito interno e que tal falar-mos também do central da equipa de nome pedro monteiro, titular em 17 jogos da liga, inclusive nos 45 minutos contra o porto e que no jogo seguinte nem para o banco serve. (infelizmente o correio da manhã ainda não avisou o ministério publico, perguntem ao César Boaventura que ele explica.)
Ora hoje decidimos perceber o que disse um tal de Victor Oliveira treinador do portimonense , irei colocar as suas duas intervenções e deixo ao critério dos leitores perceberam em qual dos jogos foram ditas.
Victor Oliveira intervenção 1 -
Não estivemos nos melhores dias, fomos pouco agressivos no meio-campo, perdemos inúmeras bolas e sofrer dois golos de rajada contra os grandes deixa o jogo praticamente resolvido. Não fomos a equipa que costumamos ser, este é um resultado que se vê pouco mas não vamos incriminar os jogadores de nada, têm feito um campeonato muito bom.
Victor Oliveira intervenção 2 -
Com os grandes estamos sujeitos a este tipo de situações, porque não estacionamos o autocarro à frente da baliza. Jogamos olhos nos olhos, correndo o risco de sofrer 13 golo
Victor Oliveira intervenção 3 -
Na primeira demos 35 minutos de avanço ao ---------, limitamo-nos a correr atrás da bola, contrariando o que treinamos. Já nos últimos 10 minutos equilibramos o jogo. Na segunda parte, retificamos algumas situações, depois do golo poderíamos ter chegado ao 2-1, mas não conseguimos. Depois o ------- chegou à vantagem, o que é natural
mas olhando assim fica no ar que tem sido igual contra todos e olhando para as estatística do jogo também assim parece, afinal de contas o portimonense vs porto segundo as estaticistas foi assim:
e vs Benfica foi assim
já repararam alguma coisa?
parece estranho não é que a mesma equipa tenha dois comportamentos tão distintos de um jogo para o outro, mas olhemos aos números que realmente importam.
portimonense vs porto bolas na área do adversário
14 para os de portimão e 43 do porto (um verdadeiro massacre)
Portimonense vs Benfica
26 para os de portimão e 28 do Benfica (que coisa estranha, quase o dobro do portimonense e um quase nada do Benfica)
então e remates à baliza ai o Portimonense fez mais contra o porto que contra o Benfica?
Sim, fizeram 13 remates contra o porto dos quais 6 na baliza e 4 foram à figura e consentiram 8 remates dos quais 5 acabaram dentro da baliza, apesar de apenas 6 dos 8 terem ido à baliza, o que quer dizer que o guarda redes do portimonense fez uma defesa.
E contra o Benfica?
Contra o Benfica fizeram 9 remates dos quais 2 foram à baliza e um foi golo, nada mau e o Benfica, teve de fazer 13 remates, dos quais 6 foram à baliza, dos quais 3 foram golo.
Agora, olhamos para o que foi dito e para o que aparece nas estatísticas e dizemos, epá deixem-se de coisas o portimonense até que jogou bem contra o porto.
Ai sim?
e por acaso viram o jogo?
Pois, em portugal vêem muito pouco futebol, ontem ao ver o jogo deu para ver bem que durante os primeiros 45 minutos a defesa do portimonense foi extremamente macia, raramente cortou linhas de passe ou fechou espaços marcando os avançados e médios do porto apenas com os olhos.
A defesa do porto por sua vez deixava o nakajima jogar o que levou a muitos remates sem qualquer perigo à baliza do porto dessa forma alteram-se os dados estatísticos do jogo parecendo que o portimonense deu luta.
Mas isso nunca aconteceu.
Em compensação, o paços de ferreira que é uma das piores equipas a jogar futebol em portugal correu durante 90 minutos fechando espaços, pressionando o portador da bola, fazendo anti jogo desde o primeiro minuto, simulando agressões, agarrando e puxando na marcação de cantos sempre de forma conivente e ainda tendo o beneficio de a cada lance mais perigoso do Benfica poderem parar os jogadores com falta sem nunca verem amarelo.
e o que é que disse o treinador?
Há que enaltecer o que nós fizemos. O que correu mal foi o resultado. O Paços fez um jogo muito bom na globalidade e uma primeira parte fantástica. O Paços, hoje, demonstrou aquilo que quer, independentemente do adversário. O resultado é pesado e desvirtua um pouco o que se passou nos 90 minutos, mas os golos é que valem
claramente não viu o mesmo jogo que o resto das pessoas, mas estou cá para ver qual será a desculpa quando encaixar 5 ou pais do porto.