Uma sociedade de ignorantes!
Silly Season futebolística de entradas e saídas de jogadores, Silly Season de emails de coisa nenhuma como se fossem parte do maior escândalo futebolístico do mundo, Silly Season de títulos roubados a uns para dar a outros, perpetrados por vermes que destroem a sua modalidade,
Mas ao mesmo tempo, num fim de semana de calor e praia, o final de uma semana de férias para muita gente aproveitando a onda de feriados, uma cadeia terrível de acontecimentos levou a um dos mais trágicos fins de semana da história do nosso país, um Raio caído do céu, numa trovoada seca que sem dó nem piedade se formou em minutos e em minutos se dissipou, deixando atrás de si um rasto de mortes nunca antes visto, 64 mortos e centenas de feridos, 47 apenas num curto espaço de estrada, encurralados entre paredes de fogo e onde o oxigénio virou Dióxido de Carbono.
Em minutos, naquele pedaço de estrada nenhum ser vivo sobreviveu, agora apuram-se culpados, muita coisa se vai fazer, talvez alguns acordem e tentem alterar tudo, mas e se acontecer outra vez? Estará Portugal preparado?
Claro que não, nenhum país está, por mais abaixo assinados que se façam, "As pessoas que ganham o RSI que vão limpar a mata", "Os presos que vão limpar a mata", "Os desempregados que vão limpar a mata"!
E que tal um abaixo assinado para os que fazem abaixo assinados irem limpar a mata?
O problema não é só limpar a mata, os ramos caídos as ervas altas, as pinhas caídas, são os nutrientes da terra, sim, antigamente as pessoas das aldeias iam à cata de galhos secos para alimentar as lareiras e os fogões a lenha, mas agora com as comodidade domésticas quem é que o faz?? Quem é que sai do conforto do seu lar para ir apanhar lenha para a lareira, se tem um aquecedor xpto a óleo? Ou uma Lareira a Gás com pedra vulcânica que dura 10 anos?
Ou tem uns vizinhos de cima que se queixam das lareiras ligadas porque as chaminés estão entupidas e mandar limpar é um balúrdio?
O Mundo mudou muito, hoje vivem-se tempos de capitalismo selvagem onde o lucro fácil dita ordens, temos governos que concessionaram o combate a incêndios aos amigos em troca de redução de custos do estado, que acabou com guardas florestais pela mesma razão e colocou os GNR e os PSP a fazerem esses serviço, será um erro? Claro que sim, Concentrados nas cidades pouco vêm e contam com a ajuda dos cidadãos conscientes para fazerem esse serviço, mas que alerta dará o Sr Ramiro na sua horta sem telemóvel e que demora 45 minutos a chegar ao café da aldeia para dar o aviso? E então quando pensa que outros podem ter visto, afinal está à vista de todos, mas não os que estão no trabalho ou em casa a ver as tardes da julia, ou as manhãs do goucha.
Então qual a solução? a solução? há muitas soluções, mas ao mesmo tempo haverá dinheiro para elas?
1º - Como por o pessoal a limpar a mata?
- Como se faz com as praias, aldeias e cidades convocam os cidadãos para o fim de semana de limpeza das matas e florestas, basta um fim de semana por ano, tipo 21 de março (dia mundial da Floresta)
2º - Como é que se arranja dinheiro para contratar guardas florestais?
- O desemprego entre as pessoas com mais de 40 anos é cada vez maior, muitos deles conhecedores do terreno, habitantes locais e até mesmo caçadores, seria fácil hoje arranjar voluntários para se candidatarem ao corpo de guardas florestais, quanto ao dinheiro? Continuo a dizer que hoje em dia não faz sentido um corpo do exercito, esse dinheiro era melhor canalizado para a ampliação do nosso corpo de bombeiros sapadores, assim como melhoria no combate a incêndios e melhores meios de combate aos mesmos, haveria ainda de sobra para um corpo de Guardas florestais!
3º - Mas para quê mais bombeiros se só trabalham 3 meses por anos?
- Essa é a maior idiotice que já ouvi, os bombeiros só apagam fogos no verão é isso? Então e o resto do tempo, serviço de ambulâncias, Incêndios citadinos, transporte de Doentes, Ajuda às populações durante as cheias no inverno, ajuda às populações nas diversas peregrinações a Fátima e Santiago de Compostela, e tantas outras coisas que nos passam ao lado, além do treino, sim, que os sapadores têm treino, têm formação, para aguentarem 12 horas consecutivas através de vales e montes com uma mangueira que passado minutos pesa toneladas carregada a força de braços e pernas.
Honestamente começo a ficar farto de gente ignorante, vivemos num mundo cada vez mais acessível à informação, mas cada vez menos pessoas a sabem usar, ou então só a usam para serem cada vez mais ignorantes!